


PSICOTERAPIA ANTROPOSÓFICA
Essa forma de psicoterapia integra práticas terapêuticas que visam a melhora integral do indivíduo, considerando aspectos físicos, emocionais, mentais e espirituais!
A psicoterapia antroposófica é uma abordagem terapêutica baseada nos conceitos de Rudolf Steiner, o fundador da Antroposofia.
-
Considera o ser humano como composto de corpo, alma e espírito.
-
Cada um desses aspectos é interdependente e deve ser considerado no processo psicoterapêutico.
-
Promove o autoconhecimento e a autoconsciência, apoiando a compreensão mais clara de suas próprias vidas e experiências, e a se reconectarem com sua essência e sentido.
-
Baseia-se na ideia das quatro organizações do ser humano: físico, etérico (forças vitais), astral (emoções e desejos) e eu (o self espiritual). A psicoterapia antroposófica trabalha na harmonização e equilíbrio desses corpos.
-
É uma prática terapêutica que se utiliza de recursos das técnicas expressivas como a pintura, música, poesia, contos, mitos, pois são meios para expressar e transformar conteúdos internos.
-
Dá importância à história de vida e às experiências biográficas do indivíduo, considerando a biografia pessoal como um caminho de desenvolvimento e crescimento.
-
Encoraja práticas de meditação e contemplação para fortalecer a conexão com o eu interior e promover a clareza mental e emocional.
-
Fomenta uma relação terapêutica baseada no respeito mútuo e na igualdade, onde o terapeuta e o paciente trabalham juntos de forma colaborativa, fortalecendo o vínculo e o encontro sagrado entre EU’s
-
Reconhece que cada indivíduo é único, portanto, os métodos e abordagens terapêuticas são adaptados às necessidades específicas de cada paciente.
-
Incentiva o crescimento moral e espiritual, vendo esses aspectos como essenciais para a saúde mental e emocional.